quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Acontece que sou baiana...

Sou baiana, nordestina e tenho interesse, sim, em Dilma Rousseff permanecer no governo. Ela trouxe mais de 15 faculdades e cursos novos para a Bahia, expandiu a Ufba (única federal em mais de 25 anos no estado), criou a Universidade do Vale do Rio São Francisco, a Universidade Federal do Sul da Bahia e aprovou neste ano a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. Além disso, o governo abriu vagas para doutores em todos estes pólos técnicos e universitários com salário inicial superior a oito mil reais. Este governo de Dilma ampliou os aquedutos no sertão da Bahia e minimizou o impacto da seca na Bahia, construiu estradas vicinais entre municípios e outras melhorias para o desenvolvimento regional. Antes que alguém brade por minha "desinformação nordestina" , adianto que sou pós graduada, tenho dois mestrados e curso um doutorado na Unicamp. Ah, por que meu doutorado é em São Paulo? Porque nenhum governo entre os anos 80 e 90 teve a intenção de expandir os programas de pós graduação de forma igualitária em todos os estados de modo que os PRIMEIROS doutorados em ciências humanas do sertão da Bahia chegaram apenas APÓS a minha aprovação em doutorados fora do estado, mesmo que as universidades estaduais baianas contassem com profissionais qualificados e doutores com tempo superior a dez anos de conclusão do curso. Deve ser mesmo assustador para os estados mais desenvolvidos o aprimoramento técnico dessa "massa de manobra" que vive ainda hoje retirante em busca de condições sociais mais justas, mais concentradas atualmente nos estados da região sudeste e sul. Tenho fé de que minhas filhas permanecerão em uma Bahia diferente da que vi na minha infância, onde existiam crianças nas beiradas das estradas quebrando pedras para construção civil.

Clara Carolina Santos, doutoranda em Teoria e História Literária - UNICAMP

Um comentário:

  1. Valeu, Mateus. Bom saber que não estou só. Aos poucos vou entendendo mais como funciona o discurso de ódio, mas não sei ainda como sentir. Forte abraço.

    ResponderExcluir